Postado emMonitoramento / Vazões

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 06 a 13/02

por InfoSãoFrancisco

Para conhecimento e adequado uso da sociedade, o InfoSãoFrancisco prepara e disponibiliza gráficos, hidrogramas e dados relativos à hidrologia verificada no Baixo São Francisco nos últimos sete dias.


Para esse apanhado semanal de informações das vazões relevantes, são obtidos os dados da ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico e SNIRH – Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos das hidrelétricas de Sobradinho, no sub-médio São Francisco e Xingó, no baixo São Francisco, além da estação Propriá, também nesta última região.

No gráfico abaixo é possível acompanhar as vazões operadas pela usina hidrelétrica de Xingó na última semana (do dia 06 ao dia 13 de fevereiro de 2023), no qual é perceptível a manutenção do padrão de da CHESF com variações horárias das descargas do barramento.

Sobre o gráfico de vazões de Xingó

O InfoSãoFrancisco adotou um novo padrão no gráfico de apresentação das descargas da UHE Xingó para os últimos sete dias, no qual foram inseridas três novas linhas de dados de vazões, além da linha tradicional (Vazão em m³/s) que representa as variações horárias do barramento no período de tempo de sete dias.

São elas:

Vazão ONS – Que representa a vazão média apresentada pelo ONS – Operador Nacional do Sistema na reunião organizada pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico a cada início de mês. Nesse caso, a chamada premissa de descargas da UHE Xingó foi apresentada no dia 01 de novembro (não há informação atualizada sobre novas premissas do ONS)

CHESF 01 – Representa as vazões apresentadas pela CHESF através de comunicados do Departamento de Operação Regional de Paulo Afonso a cada sexta feira em cartas circulares enviadas na última sexta-feira anterior ao período representado no gráfico.

CHESF 02 – Representa as alterações de descargas da UHE Xingó comunicadas pela CHESF através de sistemas de aplicativos para telefonia celular, que podem ser recebidos a qualquer momento.

Com esse novo gráfico a proposta é apresentar a comparação entre as vazões reais aplicadas ao Baixo São Francisco, com seus picos de máximas e mínimas, e aquelas comunicadas em reuniões formais dos entes da gestão ou ainda via cartas circulares (da CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) e comunicados via aplicativos para telefonia celular (enviados igualmente pela CHESF).

Para efeitos comparativos, os valores médios apresentados pelos comunicados foram representados com linhas onde os valores médios estão regularizados com alterações mínimas, sem pulsos, o que é tecnicamente viável (como indicam os recortes de hidrogramas obtidos no SNIRH – Sistema Nacional de Informações de Recursos Hídricos, da ANA).

A vazão mínima de referência ilustrada na coluna da esquerda tem o valor de 700 m³/s estabelecidos pela renovação da Licença de Operação da hidrelétrica de Xingó emitida pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis em 2021.

Na série de gráficos abaixo (os chamados hidrogramas) abaixo é possível conhecer as vazões dos últimos sete dias na UHE Sobradinho, no sub-médio São Francisco e na UHE Xingó e na estação Propriá, SE, no trecho baixo do rio.

Reprodução: SNIRH/ANA
Reprodução: SNIRH/ANA
Reprodução: SNIRH/ANA

VOLUMES E VAZÕES NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO

VU – Volumes Úteis nos reservatórios (para o dia 13 de fevereiro)

Três Marias – 85,89 %

Sobradinho – 79,18%

Itaparica – 75,42%

Equivalente da bacia (totalização dos três reservatórios acima) – 72,98 %

Vazões em 13 de fevereiro (fechamento da matéria)

Vazão defluente da UHE Sobradinho – 2.000,0 m³/s

Vazão defluente da UHE Xingó – 1.726,72 m³/s

Vazão defluente em Propriá – 2.481,05 m³/s

Dados (no fechamento da matéria): ANA/SNIRH

No mapa abaixo são apresentados os barramentos instalados no rio São Francisco, operados pela CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, cujas operações afetam, além de ecossistemas aquáticos e ripários, populações de milhares de pessoas nos Sub-médio e Baixo São Francisco.

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.