Vídeo: a expansão das barragens nos rios do mundo desde 1800

10 de julho de 2020

IMPACTOS DE BARRAMENTOS 
REDAÇÃO 

Pesquisa realizada em 2009 ainda é atual ao mostrar a intervenção humana através da construção de barragens nos rios do mundo o potencial de danos nos diversos ecossistemas: nenhum continente escapa

A expansão da interferência do homem nos rios em todo o mundo é crescente e furiosa. Hoje, no planeta Terra, apenas 21 rios com comprimento superior a 1.000 km não são vitimados por barramentos e ainda correm livres entre suas nascentes e os oceanos. Nesta classificação, quarenta por cento deles se localizam na Amazônia e bacias do leste da Rússia.

Uma pesquisa realizada em 2009, apesar da defasagem em relação ao presente, ainda é atual ao mostrar o avanço dos usos insensatos do patrimônio natural pelo homem.

Para mostrar visualmente o grau de interferência humana nos rios do mundo, Bernhard Lehner (do departamento de geografia da Universidade McGill, no Canada) e uma equipe trabalharam por vários anos na montagem de um banco de dados dos reservatórios mundiais. Em 2009 (data do fechamento do projeto) mais de 5000 reservatórios estavam inseridos no banco de dados.

A animação indica a localização dos maiores reservatórios ao longo do tempo e fornece uma ideia de como os seres humanos estão controlando e impactando os ciclos hidrológicos em todos os continentes.

Os dados que possibilitaram a realização da animação podem ser obtidos em: http://sedac.ciesin.columbia.edu/data/collection/grand-v1

Veja a animação realizada para o período 1800-2009

Fontes

CSDMS – Community Surface Dynamics Modeling System

Free Flowing Rivers

◊ Imagem em destaque – CSFMS 


×

Encontre a localização

Encontrar

Resultados:

Latitude:
Longitude:

Zoom:

Finalizar geocodificação

×

Envie um artigo

Você tem notícias para compartilhar da bacia do Rio são Francisco? Contribua para este mapa enviando sua história. Ajude a ampliar a compreensão do impacto global dessa importante região no mundo.

Encontre localização no mapa

Encontre localização no mapa