Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Vazão no Baixo passa hoje, domingo (05) a 1.300 m³/s


Por demanda do governo de Sergipe, para solucionar problemas de abastecimento de água na capital, CHESF aumenta defluência da UHE Xingó a partir de domingo, 05 de março

Com o aporte maior das águas do rio Ipanema nos últimos dias, as do rio São Francisco, a jusante da Barra do Ipanema, AL e Ilha do Ouro, SE, se turvaram com o material carreado provocando problemas ou ainda suspensão de abastecimento no estado de Sergipe, incluindo a capital, Aracaju.

Buscando a diluição da água para diminuir a turbidez, o DESO – Companha de Saneamento de Sergipe, solicitou à CHESF o aumento da vazão para o patamar de 1.300 m³/s ( hum mil e trezentos metros cúbicos por segundo, valor mínimo estabelecido pelo Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco) a partir de hoje (a vazão, desde o dia 1º. Estava sendo praticada, a jusante da UHE Xingó com o valor de 1.100 m³/s).

Veja abaixo o comunicado da CHESF que, por sua vez, anexa a demanda do governo de Sergipe:

Acervo CanoaDocs – Fonte – CHESF
Acervo CanoaDocs – Fonte: CHESF

Até que caia

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, insistiremos nesse tema, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.


Veja ainda

Água pouca: vazões médias no Baixo passarão a 1.100 m³/s

Sobradinho atinge 67% de seu volume, sem notícias de maiores vazões para o Baixo

Sobradinho atinge 60% de seu volume, mas sem perspectiva de maior vazão no Baixo


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas
CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco


◊ Imagem em destaque – No través da ilha da Teresa, Brejo Grande, SE | Carlos E. Ribeiro | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco