Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Região da foz do São Francisco é bloqueada pela invasão de baronesas

Bancos de baronesas isolam região do Saramém, em Brejo Grande, SE, indicando situação ambiental crítica no Baixo São Francisco

Com as enchentes do rio Ipanema nos últimos dias, ocorreram aumentos da vazão do São Francisco a jusante da Barra do Ipanema, AL e Ilha do Ouro, SE, (que chegou a cerca de 2.326,77 m³/s no dia 31 de março, valor dentro da faixa de operações normais de Sobradinho anteriores ao início de 2013 – dados ANA – Agência Nacional de Águas), provocando várias situações que demonstram o desastre da gestão dos usos e ocupações dos territórios e das águas da bacia do rio São Francisco.

Na sexta feira, 03, o porto do povoado Saramem ficou tomado pela vegetação invasora impedindo qualquer movimentação. Foto: José Romildo “Saramem”

Um dos exemplos foi o arrastamento de bancos de baronesas a partir da região a montante de Propriá, SE e Porto Real do Colégio, AL, que, naturalmente, foram deslocados para a região da foz. A ordem de grandeza do volume de massa vegetal (que inclui outros detritos e objetos dentro das ilhas vegetais flutuantes, naturalmente lixo em grande quantidade) era (e ainda permanece descendo para a foz) que inviabilizou em diversos pontos a navegação e/ou o acesso ao rio de diversas populações.

A massa vegetal, descendo desde a região acima de Propriá, teve grande parte acumulada na região da foz. Foto: José Romildo “Saramem”

O povoado Saramem, na margem sergipana da foz do São Francisco foi um dos locais consideravelmente impactados pelas baronesas, os chamados “balseiros” na região, que ficou bloqueado entre sexta feira e o final do sábado (04).

Observando para a região a montante do Saramem, é possível avaliar a dimensão do banco de vegetação. Foto: José Romildo “Saramem”
Imobilizados. Foto: José Romildo “Saramem”

Até que caia

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, insistiremos nesse tema, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.


Veja ainda

As baronesas se propagam pelo Baixo São Francisco

Baronesas ocupam a região da foz do São Francisco


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas
CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco


◊ Imagem em destaque – Porto do Saramem, Brejo Grande, SE | José Romildo “Saramem”