Encontros: o retorno da fauna na RPPN Mato da Onça
18 junho 2021 at 19:46
A crescente ocorrência de maior quantidade e mais variedade de espécies na da RPPN Mato da Onça, uma das seis unidades de conservação no Baixo São Francisco, vem comprovando a necessidade de mais áreas protegidas e conectadas, para garantir o retorno da fauna e conservação de espécies na região.
” Desde que a Reserva Mato da Onça foi criada, em 2014, que a fauna vem se direcionando para cá, onde tem a garantia de alguma proteção. A região foi muito afetada pela caça, o que agora fica mais difícil. Todos os dias observo e tento registrar, mesmo que em condições não tão boas para a realização das fotos, porém temos a garantia da prova da ocorrência.” Quem explica é Daia Fausto, co-gestora da RPPN Mato da Onça, em Pão de Açúcar, alto sertão alagoano do Baixo São Francisco e responsável pela manutenção do banco de dados de ocorrência de espécies que está vinculado ao SiBBR – Sistema de Informações da Biodiversidade Brasileira.
“Todos os dias, praticamente, já cedo pela manhã, há o encontro com os bichos, a começar pela passarada na madrugada, e depois, cada um na sua hora, vão chegando, indo, e assim vai. Dá muita alegria”