por Antônio Laranjeira
Veículo especializado em Meio Ambiente é indicado no Mapa Cajueira e conta com colaborações e doações para continuar online sem propagandas e sem partidarismo.
A Cajueira, curadoria de conteúdos do jornalismo independente no Nordeste, lançou o Mapa Cajueira, uma plataforma interativa e colaborativa que reúne todos os veículos mapeados pelo projeto, que entrega newsletters quinzenais desde 2020.
A ferramenta foi criada em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir do Trabalho de Conclusão de Curso do estudante de Jornalismo Marco Antônio Ferro, orientando da professora e pesquisadora em Geografias da Comunicação, Sonia Aguiar.
“Acreditamos que o Mapa Cajueira possui um grande potencial para contribuir de forma significativa para a expansão das perspectivas jornalísticas na região Nordeste, combatendo os estereótipos e preconceitos historicamente relacionados à região e ampliando o horizonte do jornalismo para além do eixo Sul/Sudeste”, comenta a organização em seu site oficial.
Jornalismo Ambiental em Sergipe e no Nordeste
Com uma população de 2.338.474 habitantes distribuídos em 75 municípios, o cenário midiático de Sergipe é o menor em termos quantitativos, sendo o estado do Nordeste com menos iniciativas de jornalismo de acordo com o Atlas da Notícia.
De acordo com o relatório mais recente do “Mapa Cajueira”, o estado de Sergipe conta atualmente com 105 veículos cadastrados no banco de dados do Atlas da Notícia, sendo 57 online, 36 de rádio, 5 de televisão e 7 impressos.
Uma das iniciativas que se destaca no Mapa Cajueira no território do estado Sergipe é o InfoSãoFrancisco, veículo regional desenvolvido pela Sociedade Canoa de Tolda (ONG), site com o objetivo de fornecer notícias e informações por meio de dados interativos e cartografia, com foco no panorama de notícias socioambientais da bacia hidrográfica do rio São Francisco.
De acordo com os dados do Mapa Cajueira, o InfoSãoFrancisco é um dos cinco projetos nordestinos independentes dedicados à atividades com foco no tema Meio Ambiente, ao lado de projetos como o Agência Eco Nordeste (CE), Meus Sertões (CE) e Agência Tambor (CE).
No entanto, o jornalismo local no Nordeste é um desafio cheio de obstáculos. Os cidadãos podem ajudar a manter o site online por mais anos, fazendo doações para a ONG e contribuindo com conteúdos para a rede de voluntários. Saiba mais aqui.
Fontes: Cajueira
Leia ainda
Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12
Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)
Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.