Postado emNotícias / Educação

UFAL disponibiliza gratuitamente novo livro sobre o Baixo São Francisco

Composição: InfoSãoFrancisco

por InfoSãoFrancisco

Publicação realizada a partir das Expedições Científicas do Baixo São Francisco é o segundo volume da coleção e reúne resultados das pesquisas e pode ser obtida gratuitamente.


Mensagem de alteração de vazões de ontem (16). Reprodução: Sistema de alertas da CHESF

O segundo volume do livro Baixo São Francisco, retrata as pesquisas realizadas durante as expedições científicas e coletas feitas ao longo dos anos de 2020 e 2021, com respeito aos níveis de contaminantes no rio, assoreamento e desflorestamento da vegetação ciliar, manejo do solo, pesca, ictiofauna, ações sociais com comunidades ribeirinhas, Educação ambiental, arqueologia subaquática, geoprocessamento, intrusão salina, metais pesados, etc.

O livro traz uma luz com respeito da política de vazões proporcionada pelo ONS – Operador Nacional do Sistema, que vem prejudicando o ecossistema e a biota aquática do baixo curso do rio, ao mesmo tempo lança ações de pesquisa prática aplicada no municípios ribeirinhos.

Espera-se que esta obra possa contribuir com ações de revitalização do Velho Chico, gerando políticas públicas embasadas na ciência. O livro busca uma provocação para que gestores públicos e instituições de fomento e responsáveis pela revitalização cumpram com seu papel na melhoria da qualidade de vida e ambiental das comunidades e do rio da integração nacional.

Acesse e baixe o livro O Baixo São Francisco – Volume 2.

Fontes: Texto de Divulgação Expedições Científicas do Baixo São Francisco


Leia ainda

CHESF: novas alterações de vazões nos Sub-médio e Baixo São Francisco

Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s

Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012

Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.