Postado emNotícias / Geoeducação

InfoSãoFrancisco é contemplado pelo 2º Edital de Jornalismo de Educação

 

Estratégias para enfrentamento dos efeitos da pandemia de Covid-19 na educação, uso de tecnologias de comunicação geoespaciais para acesso à escola, impacto dos cortes no orçamento de instituições federais de ensino superior do Nordeste, educação inclusiva, abandono escolar de meninas, o novo ensino médio, as relações entre evasão e o trabalho infantil e proteção de dados de estudantes e professores.

Esses são os temas dos oito projetos selecionados no 2º Edital de Jornalismo de Educação – Categoria Jornalista, iniciativa da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca) e do Itaú Social.

O InfoSãoFrancisco foi um dos oito veículos de jornalismo selecionados pelo edital. O premiado foi o jornalista, pesquisador e professor, Antônio Heleno Caldas Laranjeira, com a pauta “Geotecnologias da Educação Pública” com previsão de publicação no portal em março de 2021. Antônio Laranjeira é colaborador do InfoSãoFrancisco desde o início de atividades da plataforma em meados de 2019, com assíduas publicações, como o Monitoil, mapeamento da contaminação de óleo no litoral nordestino e várias matérias sobre geojornalismo e a inclusiva cartografia colaborativa, com o objetivo de “mapear pessoas e locais invisíveis”, oficialmente.

Como apresenta Antonio Laranjeira, a “reportagem “Geotecnologias da Educação Pública” investigará experiências em escolas urbanas e rurais, em diferentes regiões do Brasil, relacionadas à inclusão e uso das tecnologias de comunicação geoespacial para o acesso à educação pública de qualidade em articulação com o conhecimento local. Com essa narrativa de profundidade vamos viajar além da região do São Francisco, conhecer outras escolas, professores e estudantes. Com esse apoio da Jeduca e do Itaú Social podemos conectar o Geojornalismo feito aqui e a Geoeducação feita em diversas partes do Brasil”, finaliza.

Conheça o projeto de Antonio Laranjeira

 

As pautas do edital foram selecionadas em um universo de 50 propostas encaminhadas por 47 jornalistas de 14 Unidades da Federação (BA, CE, DF, ES, MG, PE, PI, PR, RJ, RR, RS, SC, SE e SP). A diferença entre o número de candidatos e de projetos se explica porque o edital permite que uma pessoa inscreva mais de uma pauta. Ao todo, 37 veículos foram indicados para a publicação.

Fábio Takahashi, presidente da Jeduca, destacou a diversidade das propostas , explicando que “O edital busca dar condições para que jornalistas de diferentes perfis e regiões possam trabalhar em reportagens aprofundadas sobre educação. Olhando os vencedores, entendo que conseguimos cumprir o objetivo”.

O coordenador do InfoSãoFrancisco, Carlos Eduardo Ribeiro Junior, explica que a publicação da reportagem Geotecnologias da Educação Pública “está inserida no propósito de um dos segmentos editoriais do InfoSãoFrancisco, que é a geoeducação, uma vez que temos a necessidade de informações de qualidade, sobretudo a partir de uma base em dados alternativa local, colaborativa, para melhor formar cidadãos que se proponham a participar da disseminação do conhecimento de um São Francisco real, bem diverso daquele oficial, que não atende aos interesse coletivos difusos de nossa população”.

As matérias selecionadas pelo Jeduca têm o prazo máximo para publicação estabelecido em 31 de março de 2021. Aguardem.


Veja ainda

Por que devemos falar sobre mapas públicos

Quilombolas realizam mapeamento colaborativo do Baixo São Francisco com pesquisadores da UFS


Fontes

Jeduca


Imagem em destaque – Composição InfoSãoFrancisco | divulgação Jeduca