Postado emNotícias / Alto São Francisco

A UHE Formoso e seus impactos: relatório divulgado

Em seguida aos estudos financiados pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, foi publicado o Relatório dos pareceres técnicos consolidados na forma de “Análise Preliminar de Riscos Ambientais” relacionado à leitura e interpretação de documentação relativa ao processo de licenciamento ambiental do empreendimento UHE Formoso, projetado para implantação no Alto São Francisco, em Minas Gerais.

Segundo a Consominas Engenharia, empresa contratada para a execução do estudo, o parecer técnico tem o intuito de realizar uma Análise Preliminar de Riscos Ambientais “APR” relacionada à leitura e interpretação de documentação relativa ao processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica (UHE) Formoso, projetada para implantação no rio São Francisco, em Minas Gerais, sob os aspectos de hidrologia, fauna e socioeconomia.

Localização da UHE Formoso. Cartografia: InfoSãoFrancisco

A APR é uma metodologia indutiva estruturada para identificar os potenciais perigos para o meio ambiente decorrentes da instalação de um empreendimento específico. É preliminar pelo fato de ser aplicada em uma primeira abordagem do objeto de estudo. O seu conteúdo é variável e depende da tipologia do empreendimento, porte e localização.

Veja abaixo o relatório na íntegra


Veja ainda

UHE Formoso: Vazões deverão diminuir, segundo estimativas de análise

UHE Formoso: IBAMA transfere licenciamento para Minas Gerais

UHE – Formoso: Ministério Público Federal transfere processo para Belo Horizonte

UHE – Formoso: Audiência na Assembléia Legislativa de Minas Gerais

Rios brasileiros em perigo: parecer da AGU sobre UHE Formoso


Fonte

CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco

◊ Imagem em destaque – Montagem Doc IBAMA/Divulgação – Quebec Engenharia