Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Gráficos animados: vazões no Baixo a partir de 30 de março (jusante da Barra do Ipanema)

 

Entenda melhor as variações de vazão no Baixo nos últimos dias, com o aporte das águas do rio Ipanema e as mudanças das defluências na UHE Xingó

A partir dos gráficos gerados pelo espaço Telemetria do SNIRH – Sistema Nacional de Informações Sobre Recursos Hídricos, disponibilizado pela ANA – Agência Nacional de Águas, foram gerados gráficos com as vazões no Baixo São Francisco (medidas no posto fluviométrico Propriá) ao longo dos períodos neles apresentados.

Para melhorar o entendimento dos mesmos, foi feita, pelo InfoSãoFrancisco, animação que proporciona visualizar as variações da vazão ao longo do período (veja ao final da matéria).

Estações que não fornecem dados: um problema de acesso à informação

Há semanas que no Baixo São Francisco apenas a estação telemétrica Propriá está fornecendo dados de vazão. A estação UHE Xingó Barramento, na barragem, figura como ativa porém não fornece a vazão o que compromete de modo substancial o acompanhamento, análise e avaliação das operações do barramento. Deve estar claro que as vazões medidas em Propriá recebem interferências de aporte de outros corpos d’água, como o rio Ipanema, impedindo o conhecimento preciso das chamadas (e detonadoras) operações moduladas de Xingó.

O problema foi reportado, por inúmeras vezes, à ANA, e permanece, até o momento, sem solução. Em razão da relevância dos dados e informações essenciais, o caso foi levado à CGU – Controladoria Geral da União, pelo E-Ouvidoria.

Veja a apresentação do ONS – Operador nacional do Sistema

 

 


 


Até que caia

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, será mantida a republicação desta denúncia agregada à cada nova notícia, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.


Veja ainda

Vazão de 1.300 m³/s no Baixo: atualização do quadro

Vazão no Baixo passa hoje, domingo (05), para 1.300 m³/s

Água pouca 2: e a vazão não dobrou…

Água pouca: vazões médias no Baixo passarão a 1.100 m³/s


Fontes

ANA – Agência Nacional de Águas
CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
ONS – Operador Nacional do Sistema

Imagem em destaque – Proa para Pão de Açúcar – Foto: Carlos E. Ribeiro Jr | Canoa de Tolda/InfoSãoFrancisco