Postado emNotícias / Crise Climática

ONU Meio Ambiente: Mapa das Modificações das Águas Superficiais no Mundo

O mapa desenvolvido pelo PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente apresenta a evolução da dinâmica da água superficial entre 2000 e 2018 e disponibiliza dados para análises e monitoramento.

O aplicativo web foi criado pelo PNUMA com a ajuda de parceiros – como o Centro de Pesquisa Conjunta da Comissão Europeia; Google; NASA; Agência Espacial Europeia; entre outros – permite o monitoramento e a geração de relatórios oficiais sobre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6, “Água portável e Saneamento”, especificamente o indicador 6.6: “interromper a degradação e a destruição de ecossistemas relacionados à água e auxiliar a recuperação dos que já estão degradados”.

O mapa faz parte da plataforma Ecossistemas Relacionados à Água (Water Related Ecosystems).

O trabalho foi um esforço conjunto das Divisões de Ciência e de Ecossistemas do PNUMA e reforça a importância das parcerias e dos usos inteligentes da tecnologia para o alcance dos ODS até 2030.

No Baixo São Francisco é visível a relação do desaparecimento da água nas zonas que não têm influência das marés (entre a foz e o povoado Saúde, SE, a montante de Penedo, AL). Water Explorer | PNUMA

Para visualizar águas anuais permanentes ou sazonais, há diversas opções de limites territoriais como nacionais, estaduais e municipais, basta selecionar e ativar a camada de limites.

Na zona do estuário, muito baixa com o rio assoreado e sob a influência da dinâmica costeira com o avanço do mar favorecido pelas reduções das vazões regularizadas observa-se cenário diferente da transição para o sertão e este . Water Explorer | PNUMA

Todos os dados que possibilitaram a construção do mapa estão disponíveis para descarregamento e são extremamente úteis para monitoramentos e análises do estado das águas superficiais no mundo.

A imagem do reservatório de Sobradinho, origem dos mais significativos passivos socioambientais do Baixo São Francisco, mostra o grande recuo da água nos últimos vinte anos. Water Explorer | PNUMA

Acesse o mapa interativo (Water Explorer) aqui.

ODS 6 – Água potável e Saneamento

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.6 visa interromper a degradação e a destruição de ecossistemas relacionados à água e auxiliar a recuperação dos que já estão degradados. Nessa meta estão inclusos ecossistemas como pântanos, rios, lagos, reservatórios e águas subterrâneas – bem como aqueles que ocorrem em montanhas e florestas, que desempenham um papel especial no armazenamento de água doce e na manutenção da qualidade da água.

Com base em consultas com os países e nos dados iniciais colhidos em 2017, menos de um quarto dos países coleta, atualmente, dados nacionais que possam ser usados para monitorar a extensão dos ecossistemas de água doce.

Aplicativo PNUMA de monitoramento de ecossistemas de água doce

Mais informações sobre o objetivo 6.6.1 e sua importância em termos de compreensão da dinâmica da água e dos ecossistemas relacionados à água estão disponíveis no aplicativo web global criado pelo Centro de Pesquisa da Comissão Europeia; Google; e PNUMA para monitoramento da água. O aplicativo web não apenas fornece dados geoespaciais para download (geotiffs) em relação à extensão permanente e sazonal da água, mas também dados das séries de temporais nacionais e subnacionais, de bacia e sub-bacia, que, juntos, formam uma base para relatórios oficiais sobre o Indicador 6.6.1.

O PNUMA, o Google e o Centro de Pesquisa Conjunto da Comissão Europeia, juntamente com vários novos parceiros, estão atualmente reformulando o aplicativo.


Fontes

ONU – Meio Ambiente

Water-Related Ecosystems


◊ Imagem em destaque – Fragmento do aplicativo weg da ONU Meio Ambiente. Imagem | ONU-Meio Ambiente