Postado emNotícias / Geoeducação

A Comunicação dos Mapas – publicação da Universidade Federal do Recôncavo Baiano disponível

De autoria de Antonio Laranjeira, o trabalho “A Comunicação dos Mapas” foi um dos cinco selecionados para compor a “Coleção Recôncavo” organizada, revisada e publicada pela Editora da UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano (EDUFRB) e aborda a história da cartografia digital e a origem dos “contrastes” entre mapas e realidades dos territórios.

As geotecnologias avançaram em todo o mundo implicando em novos comportamentos de sujeitos conectados com plataformas de mapas online por meio dos mais variados aplicativos locativos, ou seja, que dependem da localização para funcionar.

Para explicar os usos e regulações do GPS, o livro apresenta a história do Google Maps e OpenStreetMap, os dois maiores big datas de geoinformações do mundo.

Da teoria para prática, da prática para teoria

O campo das Geocomunicações emerge como um domínio acadêmico interdisciplinar, entre a Comunicação e a Geografia. A pesquisa de campo realizada por Antônio Laranjeira, mestre em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) no território urbano da cidade histórica de Cachoeira-BA (localizada na margem esquerda da região do Baixo Paraguaçu) investiga as relações entre os mapeadores, a cidade e dois mapas online. Foi a base para a publicação da obra.

Representação cartográfica colonial de Cachoeira, BA. Via A Comunicação dos Mapas | o Autor
A mesma Cachoeira, representada através de mapeamento temático de seu tempo espacial. Via A Comunicação dos Mapas | o Autor

A pesquisa original se distingue pela perspectiva comparada (entre dois mapas) e replicável (direcionada para o ensino de mapeamentos), o que diferencia a proposta desta pesquisa das suas antecessoras em todo o Brasil.

Reconhecimento científico da pesquisa

De acordo com Ricardo Castillo, professor de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): “A Comunicação dos Mapas”, de Antônio Laranjeira, constitui-se em suma, em uma importante e original contribuição para o campo interdisciplinar das Geocomunicações e é, sem dúvida, leitura obrigatória para os profissionais da Geografia, da Comunicação e de outras áreas do conhecimento preocupados em compreender as implicações sociais das redes de comunicação de maneira geral e dos mapas online em particular”.

Para todas as pessoas que querem iniciar ou aprofundar estudos e práticas utilizando dados de GPS, como o Geojornalismo por exemplo, este livro oferece um guia de conhecimentos fundamentais para trabalhos inovadores e criativos utilizando plataformas gratuitas e online.

Para baixar o livro A Comunicação dos Mapas gratuitamente clique aqui.


Fontes

Divulgação EDUFRB – Editora da Universidade Federal Rural do Recôncavo Baiano


◊ Imagem em destaque – Fragmento capa de A Comunicação dos Mapas | Divulgação EDUFRB