Postado emNotícias /

UHE Xingó: vazões subirão para 2.900 m³/s

Carlos Eduardo Ribeiro Junior

OPERAÇÕES DE BARRAMENTOS | VAZÕES UHE SOBRADINHO / UHE XINGÓ
REDAÇÃO INFOSÃOFRANCISCO

Através de novo comunicado a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco anuncia que na próxima quarta feira (11) o Baixo São Francisco terá modificações nas vazões defluentes da UHE Xingó que serão elevadas para 2.900 m³/s

Em segundo comunicado em apenas três dias (ver Sub Médio e Baixo São Francisco: CHESF atualiza vazões, dia 3) ao final da tarde de hoje (6), a CHESF divulgou a Carta Circular SOO 039/2020 (ver abaixo) onde comunica novas vazões defluentes para a UHE Xingó a partir de quarta-feira próxima, dia 11. Por sua vez, a UHE Sobradinho terá sua defluência mantida no modelo operacional atual.

O segmento do Baixo São Francisco afetado pelas operações de Xingó. Cartografia InfoSãoFrancisco

Segundo a CHESF, as vazões serão elevadas em Sobradinho por determinação do ONS – Operador Nacional do Sistema para equilíbrio da distribuição do SIN – Sistema Interligado Nacional.

Com o novo modelo de operações as vazões defluentes nos Sub Médio e Baixo São Francisco:

UHE Sobradinho (Sub-médio São Francisco): permanece com defluência em 2.900 m³/s (dois mil e novecentos metros cúbicos por segundo).

UHE Xingó (Baixo São Francisco) – passa da média de 2.300 m³/s para a faixa de 2.900 m³/s.

Veja abaixo a Carta Circular SOO 039/2020

Reprodução CHESF

Veja a situação das operações em 05/11/2020

Reprodução ANA

Autorização de vazão mínima de 550 m³/s em vigor

Sob o silêncio de todos os entes da gestão, municípios, estados e da sociedade do Baixo São Francisco, Xingó segue operando com a Autorização Especial 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s..

A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente extremamente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.

 

ATÉ QUE CAIA

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Temos, então, que a UHE Xingó permanece operando com a acima citada Autorização Especial 012/2017, sem qualquer reação, inclusive por parte dos entes do sistema de gestão que, naturalmente, não são desconhecedores da situação.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, será mantida a republicação desta denúncia agregada à cada nova notícia, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.

Veja ainda

Sub-Médio e Baixo São Francisco: novas vazões serão adotadas

Vazões de Xingó: precisamos de informações precisas (a qualquer momento)

550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco

Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

Imagem em destaque – UHE Xingó. Divulgação