Postado emNotícias / Baixo São Francisco

UFBA apresenta estudos sobre vazões ambientais no Baixo Francisco

Grupo de Recursos Hídricos da UFBA – Universidade Federal da Bahia apresenta hidrograma de proposta de vazões ambientais para o Baixo São Francisco.

Na reunião mensal de monitoramento da situação do São Francisco (organizadas pela ANA – Agência Nacional de Águas), o GRH – Grupo de Recursos Hídricos da UFBA – Universidade Federal da Bahia apresentou resultados dos estudos realizados sobre a adoção de vazões ambientais no Baixo São Francisco representadas pelo hidrograma proposto e que seria objeto de intensa negociação pelos diversos segmentos.

O GRH ainda apresentou dois outros estudos:

Efeitos da Adoção do Regime de Escoamento do Sistema de Reservatórios do Rio São Francisco para Atender às Demandas de Água para Usos Múltiplos

Avaliação dos Efeitos da Operação de Reservatório na Qualidade da Água Considerando Alterações nas Condições de Restrição de Defluência Mínima

Veja abaixo as três apresentações.



ONS apresenta modelo de operações

Na mesma reunião o NOS – Operador Nacional do Sistema, apresentou sua modelagem para as operações de barramentos no São Francisco para os próximos meses.

Veja abaixo a apresentação na íntegra.

Vazão mínima de 550 m³/s em vigor

Deve ser mencionado que as operações de Xingó estão, ainda, sendo realizadas com a Autorização Especial IBAMA 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s. A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente extremamente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.


Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco
UFBA – Universidade Federal da Bahia
ANA – Agência Nacional de Águas
ONS – Operador Nacional do Sistema


Veja ainda

550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco


Imagem em destaque – A foz do São Francisco. Foto: Edson Gomes | InfoSãoFrancisco