Postado emNotícias / Covid-19

Coronavirus x Baixo São Francisco: virus avança no país sem ações preventivas na região

Na região não são conhecidas ações coordenadas do poder público (federal, estaduais e municipais) para enfrentar o surto, criando situação de vulnerabilidade para a população: possibilidade de aumento de casos sem qualquer controle; precariedade do sistema de saúde da região além da situação de não acesso à água de qualidade, comprometida pelas vazões extremamente reduzidas

A expansão dos casos de pessoas afetadas no Brasil pelo COVID-19, o coronavirus 2019, inicia uma fase de aceleração dos casos de pessoas infectadas (ainda sem óbitos – veja mapa do Ministério da Saúde) sem que, contudo, sejam tomadas medidas de esclarecimento, preparo da população e efetivas para o controle da expansão de possíveis vetores.

Escolas e outras instituições de ensino, locais de atos religiosos, feiras livres, por exemplo, onde ocorrem aglomerações de pessoas, estão funcionando normalmente, assim como festas, bares em praias, orlas do rio e locais de lazer.

Numa região onde a maciça maioria dos municípios (em Alagoas e Sergipe) está enquadrada, na classificação de IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, como de índice baixo, sem saneamento básico adequado, problemas estruturais de acesso à água por parte da população ribeirinha e onde a estrutura de saúde é extremamente precária e incapaz de suportar um aumento exponencial, havendo aumento da demanda de internações, é temerário o não esclarecimento para que se propicie entendimento da gravidade da situação.

Prevenção, preparação

A Canoa de Tolda reuniu uma coleção de fontes de informações idôneas e precisas para que as pessoas possam (pela atualização constante) acompanhar e se preparar – a mercê da ausência das ações das gestões – para a prevenção e proteção coletiva referente ao avanço e contaminação pelo COVID 19.

Aconselha-se vivamente que as pessoas não aguardem tardias iniciativas oficiais e tomem, sem pânico, precauções adequadas, seguindo, por antecipação, as instruções apresentadas na cartilha do Ministério da Saúde.

Plataforma IVIS e outras informações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde, através da Plataforma IVISPlataforma Integrada de Vigilância em Saúde fornece, com atualizações constantes (para o Brasil e o resto do mundo) ao longo do dia, dados sobre Casos Suspeitos, Casos Confirmados, Casos Descartados e Óbitos.

Mapa Coronavirus – Ministério da Saúde

Em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde lançou o aplicativo Coronavírus-SUS. O app conta com dicas de prevenção, descrição de sintomas e formas de transmissão da doença. Além disso, a ferramenta indica onde se localizam as unidades básicas de saúde, como é feito o diagnóstico e alerta até para notícias falsas sobre o novo coronavírus. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis com os sistemas
Android e iOS.

Estão disponíveis, pela internet, cartilhas do Ministério da Saúde sobre o COVID-19 . O material contém informações semelhantes às do aplicativo.

Saiba mais sobre a doença em: www.saude.gov.br/coronavirus.

Mapa Interativo da OMS – Organização Mundial da Saúde

O mapa interativo da OMS, também com atualizações permanentes, coleta dados emitidos pelos sistemas de saúde de cada país. Por sua vez, a PAHO – Organização Panamericana de Saúde, tem um mapa interativo para o coronavirus nas Américas, também com base nos sistemas de saúde dos países.

Mapa Coronavirus – OMS-Organização Mundial de Saúde
Mapa Coronavirus Américas – PAHO – Organização Panamericana de Saúde

Mapa global do Centro de Recursos do Coronavirus da Johns Hopkins University (Estados Unidos)

Mapa interativo (acesse aqui) atualizado online com a situação global com base em dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, porém com atualizações mais aceleradas a partir de aglutinação de dados provenientes de outra fontes idôneas.

Mapa Coronavirus Global – Johns Hopkins Univserity

Fontes

Ministério da Saúde

OMS – Organização Mundial de Saúde

PAHO – Organização Panamericana de Saúde

JOHNS HOPKINS University

ANA – Agência Nacional de Águas


◊ Imagem em destaque – Mapa Interativo / OMS – Organização Mundial da Saúde