Vazões reduzidas: comunidades ribeirinhas com acesso à água comprometido

12 de fevereiro de 2021

PLANTÃO INFOSÃOFRANCISCO
Baixo São Francisco
REDAÇÃO 

Povoado ribeirinho Bonsucesso, em Poço Redondo, SE, com abastecimento de água comprometido pelas vazões reduzidas no Velho Chico

A comunidade do Bonsucesso, povoado ribeirinho do município do Poço Redondo, SE, desde o início das reduções de vazões da UHE Xingó, em 2013, vem enfrentando problemas de abastecimento de água (sob responsabilidade do DESO – Companhia de Saneamento de Sergipe).

A bomba do Bonsucesso, em zona infestada por algas e vegetação invasora. Foto: Sebastião Vieira | Bonsucesso

Problemas que têm se agravado com a imposição da Resolução ANA 2081/2017, que reduziu ainda mais as vazões desde o inicio do ano.

A zona acima da bomba está comprometida pela infestação de matéria orgânica em decomposição. Foto: Sebastião Vieira | Bonsucesso

Segundo Quitéria Gomes, agente da Pastoral dos Pescadores e moradora do povoado, em conversa

Quitéria Gomes. Foto: Sebastião Vieira | Bonsucesso.

telefônica hoje (12) com o InfoSãoFrancisco, a bomba de captação teve seu local modificado para o atual, a jusante do povoado, e vinha operando com certa normalidade. Porém, com as sucessivas baixas nas descargas da UHE Xingó, e o avanço da massa vegetal, os problemas estão crescendo.

Como diz Quitéria “ a captação ficou na lama, e mobilizamos a comunidade, chamamos a televisão e mudamos a bomba de lugar. Mas agora, fica aquele negócio, a bomba toda hora entupindo, agora tem água, daqui a pouco não tem…”

 

Veja abaixo depoimento de Quitéria transmitido hoje para a nossa redação 

Imagem em destaque – A captação de água do Bonsucesso. Foto: Sebastião Vieira /Bonsucesso


×

Encontre a localização

Encontrar

Resultados:

Latitude:
Longitude:

Zoom:

Finalizar geocodificação

×

Envie um artigo

Você tem notícias para compartilhar da bacia do Rio são Francisco? Contribua para este mapa enviando sua história. Ajude a ampliar a compreensão do impacto global dessa importante região no mundo.

Encontre localização no mapa

Encontre localização no mapa