Postado emNotícias / Baixo São Francisco

Setor elétrico apresenta seu modelo de rio São Francisco para maio e além

Em reunião organizada pela ANA – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico que será realizada amanhã (01/06), o setor elétrico apresentará suas definições de operações para as diversas hidrelétricas do Velho Chico.

A ANA realizará manhã (01/06) mais uma reunião da Sala de Acompanhamento do Sistema Hídrico do Rio São Francisco com a participação dos entes da gestão das águas da bacia do Velho Chico. A pauta da reunião prevê a análise e discussão do quadro (na data do evento) hidrológico na bacia do São Francisco e, de forma recorrente e sem maiores resistências (veja os vídeos das reuniões da ANA aqui), a imposição do modelo definido pelo setor elétrico através do ONS – Operador Nacional do Sistema.


Por antecipação, a ANA encaminhou a nova versão das operações dos barramentos do rio São Francisco desenhadas pelo ONS, contendo as definições para junho e meses subsequentes e volta a insistir na redução da vazão média atual de 1.100 m³/s (hum mil e cem metros cúbicos por segundo) para 800 m³/s.

Veja/descarregue abaixo a documentação do ONS - Operador Nacional do Sistema

Fonte: ONS

A situação que se projeta agrava o quadro de injustiça ambiental diretamente relacionada ao acesso (adequado) à água de qualidade e à imposição de vida em meio ambiente não saudável para a população difusa a jusante da UHE Xingó. A mesma população amarga, além de quarenta anos de monumental e não discutido passivo a partir da regularização do rio (com a construção da UHE Sobradinho em 1979/80), a sobreposição dos impactos socioambientais produzidos pela redução das vazões regularizadas a partir de 2013.

Podemos entender, com a publicação da Resolução ANA 2081/2017 - em seguida à retirada, pelo CBHSF – Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da vazão mínima de 1.300 m³/s do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco quando de sua atualização em 2016 - que o setor elétrico confortavelmente consolida seu domínio absoluto sobre as águas do rio onde componentes socioambientais se encontram visivelmente ausentes: o inequívoco quadro desastroso do Baixo São Francisco é a prova clara dos resultados da gestão.


Veja também

Vazões da UHE Xingó: quarta alteração em algumas horas, volta aos 1.100 m³/s

Mais uma vez CHESF muda vazões da UHE Xingó, novamente reduzidas a 800 m³/s

Uma derradeira oportunidade para o rio São Francisco [e demais rios brasileiros]

Baixo São Francisco contaminado: relatório da UFAL alerta situação de risco

UHE Xingó: CHESF comunica aumento da vazão para 1.100 m³/s para o Baixo São Francisco


Fontes

ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico

CHESF - Companhia Hidro Elétrica do São Francisco

ONS - Operador Nacional do Sistema