Postado emNotícias / Baixo São Francisco

UHE Xingó: Vazões no Baixo São Francisco passam a 1.800 m³/s

A CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco comunicou alterações nas operações da UHE Sobradinho e UHE Xingó, aumentando a vazão no Baixo São Francisco.

Através da Carta Circular SOO 033/2020 publicada hoje (14) a CHESF apresentou novos modelos operativos dos barramentos UHE Sobradinho e UHE Xingó, contrariando a manutenção do padrão anteriormente citada na Carta Circular SOO 032/2020.

Veja abaixo como ficam as vazões defluentes:

UHE Sobradinho – Passou a operar com 1.600 m³/s (hum mil e seiscentos metros cúbicos por segundo) no dia 12 de setembro e passará a 1.700 m³/s no dia 17.

UHE Xingó – Passa a operar, nesta data (14), com 1.800 m³/s.

O Baixo São Francisco afetado pelas operações da UHE Xingó.

Autorização de vazão mínima de 550 m³/s em vigor

Deve ser mencionado que as operações de Xingó estão, ainda, sendo realizadas com a Autorização Especial IBAMA 012/2017 que permite a vazão mínima de 550 m³/s. A manutenção ad eternum da autorização, quando a ANA define e estação como normal, é um precedente extremamente danoso para com o já precário processo de licenciamento de operações de barramentos, colocando em risco, pela temerária situação, não apenas o São Francisco, mas todos os demais rios brasileiros que tenham barramentos em suas bacias.

Carta Circular SOO/033-2020o Francisco (14/09/2020)

CHESF – Arquivo CanoaDocs

ATÉ QUE CAIA

Em 13 de dezembro de 2019 foi publicada a matéria 550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco. Desde aquela data não são conhecidas, até o momento, disposições e/ou ações que levem ao cancelamento da Autorização Especial IBAMA 012/2017 e necessárias responsabilizações.

Temos, então, que a UHE Xingó permanece operando com a acima citada Autorização Especial 012/2017, sem qualquer reação, inclusive por parte dos entes do sistema de gestão que, naturalmente, não são desconhecedores da situação.

Os efeitos danosos se acumulam ao passivo já considerável de exatos quarenta anos de regularização desde a entrada em operação de Sobradinho (1979/80).

Para que esse caso não caia no esquecimento, na normalidade cotidiana, será mantida a republicação desta denúncia agregada à cada nova notícia, ininterruptamente, até que seja conhecida reação que conduza ao cancelamento/revogação desta licença que equivale a mais um desastroso passo rumo ao fim do rio São Francisco.


Fontes

CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco


Veja ainda

550 m³/s! Vazão mínima autorizada [ainda] em vigor no Baixo São Francisco


Imagem em destaque – A barragem de Xingó. Foto: Estúdio Cisco