Postado emNotícias / Petróleo

Muito pouco: ExxonMobil promete reduzir emissões em apenas 20% até 2030

Darren Woods, diretor executivo da ExxonMobil. Foto: Reuters/Brendan Mc Dermid

por ClimaInfo

Proposta de reduções de emissões da ExxonMobil são consideradas insuficientes e não contribuem para o enfrentamento do aquecimento global.

A matéria foi publicada com o título original: Too little, too late: ExxonMobil promete reduzir emissões em apenas 20% até 2030


Seria uma notícia excepcional anos atrás. A Exxon anunciou ontem que aumentou sua (falta de) ambição climática e reduzirá algo entre 20% a 30% a emissão associada a cada barril de petróleo até 2030. A meta anterior, uma redução entre 15% a 20%, era ainda mais frouxa. O Valor e o Financial Times lembram a crítica ao uso da intensidade de emissão no lugar das emissões totais.

Como está, a Exxon pode continuar aumentando a produção e as emissões, piorando o aquecimento global. O plano da empresa prevê investimentos na produção de até US$ 25 bilhões por ano até 2027, dos quais 10% serão para reduzir a pegada de carbono da corporação. O Business Standard também comentou essa parte do investimento.

A Bloomberg diz que o compromisso não se compara ao de rivais como a Shell e a BP que prometeram atingir a neutralidade climática até 2050 e também destacou que essa meta da Exxon só inclui as emissões 100% próprias e não as de parcerias mundo afora.

O plano da Exxon, segundo a Reuters, indica que as explorações prioritárias estão na Guiana, no Brasil e no shale ( gás natural não-convencional encontrado dentro de rochas sólidas de xisto) nos EUA.


Leia ainda

Exxon no Velho Chico: sem autorização do IBAMA, empresa realiza treinamentos com comunidades

Exxon na foz do Velho Chico: IBAMA ainda em análise de revisão de licenciamento

ExxonMobil no Nordeste: dados, mapas e um perigoso plano em curso

Petróleo na foz do Velho Chico: Canoa de Tolda recorre da decisão da Justiça Federal


Fontes: IBAMA; ExxonMobil