Postado emNotícias / Petróleo

Exxon na foz do Velho Chico: e na lista dos principais vilões do clima nos EUA

Composição sobre imagens EBPC e Conhecimento Científico

por Georgia Wright, Liat Olenick and Amy Westervelt | The Guardian

Poucos são nomes conhecidos, mas esses 12 facilitadores e aproveitadores têm uma influência inimaginável sobre o destino da humanidade.


O artigo de opinião foi publicado pelo The Guardian com lista dos doze principais personagens/empresas vinculados à práticas incompatíveis com a crise climática nos Estados Unidos da América. O InfoSãoFrancisco selecionou o verbete específico da ExxonMobil em razão das suas atividades na região costeira do rio São Francisco. O artigo na íntegra pode ser lido aqui em inglês.

Por muito tempo, os americanos foram alimentados com uma falsa narrativa de que deveriam se sentir individualmente culpados pela crise climática. A realidade é que apenas um punhado de indivíduos poderosos assume a responsabilidade pessoal.

Os piores poluidores do país conseguiram escapar da responsabilidade e do escrutínio por décadas, enquanto ajudavam a indústria de combustíveis fósseis a destruir nosso planeta. As ações desses supervilões do clima afetaram milhões de pessoas, prejudicando desproporcionalmente os vulneráveis que fizeram o mínimo para contribuir para as emissões globais.

A classe trabalhadora e a classe média devem parar de se culpar pela crise climática. Em vez disso, é hora de se unir para buscar justiça e responsabilizar esses aproveitadores. Somente convocando seu poder e culpabilidade é possível recuperar o mundo que pertence a todos nós, juntos.

Darren Woods

Presidente do conselho e CEO da Exxon

A ExxonMobil é publicamente conhecida como uma das primeiras empresas de petróleo a tomar conhecimento das mudanças climáticas, há mais de 40 anos. Ainda assim, a Exxon gastou milhões de dólares espalhando a negação do clima e, ao mesmo tempo, contribuindo com a quarta maior quantidade de emissões de carbono de qualquer empresa de propriedade de investidores no mundo.

Ilustração Jason Goad para The Guardian

Woods, que está na empresa desde 1992, ganha mais de US $ 20 milhões por ano. E embora ele expressasse apoio ao acordo de Paris de 2015 para reduzir substancialmente a poluição global, documentos vazados mostraram seu plano para a empresa aumentar suas emissões em 17% até 2025.

No início deste ano, os lobistas da Exxon foram capturados em vídeo revelando os esforços da empresa para obstruir a legislação climática no Congresso. Woods mais tarde tentou distanciar a si mesmo e à empresa dos lobistas, dizendo que eles “de forma alguma representam” a posição da Exxon.

Em suas próprias palavras: Woods certa vez chamou os padrões de redução de carbono de “uma combinação de beleza, uma competição de beleza”.


Leia ainda

A Exxon sabia sobre a mudança climática há quase 40 anos

Exxon na foz do Velho Chico: IBAMA ainda em análise de revisão de licenciamento

ExxonMobil no Nordeste: dados, mapas e um perigoso plano em curso

Petróleo na foz do Velho Chico: Canoa de Tolda recorre da decisão da Justiça Federal

Petróleo na foz do Velho Chico: Justiça Federal mantém audiência pública virtual


Fontes: The Guardian


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.