Postado emNotícias / Hidrelétricas

Natal a seco: CHESF reduz vazões no Baixo São Francisco

por InfoSãoFrancisco

Setor elétrico, mais uma vez, sem comunicação adequada, impõe redução drástica das descargas da UHE Xingó afetando todo o Baixo São Francisco.


A população do Baixo São Francisco passou seu Natal sob mais um “Lei Seca” imposta pelo setor elétrico, que, sem preparo antecipado, reduziu significativamente as descargas da UHE Xingó neste final de semana.

A grande redução das vazões de Xingó, mais uma vez, deixaram o leito do rio São Francisco exposto, vão consolidando tanto as “ondas de areia” que assoreiam a zona contígua à borda do espelho d’água como o avanço da vegetação exótica e oportunista, que invade e ocupa a faixa do rio sob o regime das variações.

Embarcações e bombas no seco, inviabilizaram mobilidade e captações de água para o uso humano.

Com base na tradicional justificativa do “atendimento a diretriz do ONS [Operador Nacional do Sistema Elétrico]”, sem comunicados formais amplos com grande antecedência, na noite da véspera de Natal, a CHESF – Companhia Hidro Elétrica do São Francisco lançou mensagem via aplicativo de telefonia celular comunicando mais uma redução das descargas da UHE Xingó, como mostra a imagem abaixo.

Vale registrar que entre os dias 19 e 22 de dezembro, as vazões seguiam um padrão valores mais elevados, tendo atingido (no dia 22) a faixa de 2.800 m³/s (dois mil e oitocentos metros cúbicos por segundo).

Hidrograma – Reprodução: ANA/SNIRH

No entanto, as mensagens da CHESF da grande redução das vazões no Baixo para o dia 25 foram precedidas de outras duas, sempre a algumas horas da mudança de padrão operacional, nos dias 22 e 24, com pode ser observado nas imagens abaixo.

Reprodução: CHESF

Fontes: CHESF; ANA/SNIRH


Leia ainda

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 19 a 26/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões da semana – 12 a 19/12

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (21 a 28/11)

Sub-médio/Baixo São Francisco: vazões dos últimos sete dias (07 a 14/11)


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.