por InfoSãoFrancisco
Em ambiente de extrema instabilidade, dúvidas e incerteza o setor elétrico volta a realizar novas mudanças nas descargas da UHE Xingó em pouco mais de vinte e quatro horas desde a última alteração nas operações do barramento.
Através de mais um dos breves comunicados através de mensagens de aplicativo para telefonia celular, a CHESF – Compania Hidro Elétrica do São Francisco comunicou na tarde de ontem (17:24), uma nova alteração do regime de operações da UHE Xingó a partir de demanda do ONS – Operador Nacional do Sistema.
Na imagem abaixo é possível o conhecimento do inteiro teor da mensagem.
A partir de hoje (17), as descargas da UHE Xingó passam dos 1.700 m³/s (hum mil e setecentos metros cúbicos por segundo) de média diária para 2.200 m³/s. Tais valores de vazão não significam em absoluto a estabilidade do padrão de defluências do barramento, podendo haver variações positivas ou negativas, como já amplamente divulgado pelo InfoSãoFrancisco.
No gráfico animado abaixo é possível acompanhar as variações da UHE Xingó nos últimos sete dias, o que permite melhor entendimento do modelo extremamente instável de operações ao qual meio ambiente e populações do Baixo São Francisco estão submetidos.
No fechamento da matéria a descarga da UHE Xingó estava em 1.849,23 m³/s.
Fontes: CHESF; ANA/SNIRH
Leia ainda
CHESF: novas alterações de vazões nos Sub-médio e Baixo São Francisco
Baixo São Francisco: como em 2016, vazão atinge mínima abaixo de 700 m³/s
Baixo São Francisco: mês de agosto com vazões mantidas no padrão de 2012
Vazões da UHE Xingó da última semana: 05/11 de junho
Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco
1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.
2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.
3- Todas as republicações devem trazer o link https://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.
4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.
5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.
6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.