Postado emNotícias / Conservação ambiental

Embrapa lança infográficos sobre contribuição brasileira à preservação ambiental

Reprodução: Embrapa

por Liliane Castelões | Embrapa Territorial

Pôsteres mostram áreas protegidas, preservadas e conservadas de vegetação nativa no Brasil.


A Embrapa Territorial elaborou três pôsteres com informações sintetizadas sobre as áreas protegidas de vegetação nativa no Brasil e no mundo, as áreas preservadas pelo mundo rural brasileiro e o total das áreas dedicadas à proteção, à preservação e à conservação da vegetação nativa em terras públicas e privadas no País. Em cada um dos pôsteres são apresentados mapas, gráficos e números da dimensão territorial da vegetação nativa e sua representatividade em comparação ao território brasileiro e ao mundo.

Os três pôsteres foram produzidos pela equipe do centro de pesquisa com o objetivo de expressar, de forma gráfica e cartográfica, a dimensão territorial das áreas dedicadas à proteção, à preservação e à conservação da vegetação nativa em terras públicas e privadas no Brasil. Cada pôster se complementa ao outro, formando um tríptico.

O primeiro mostra a dimensão territorial das áreas protegidas do Brasil em comparação ao mundo, conforme critérios do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (PNUMA-UNEP). O segundo apresenta a dimensão territorial das vegetações nativas destinadas à preservação pelo mundo rural brasileiro e sua contribuição para o meio ambiente. O terceiro agrega as áreas protegidas em unidades de conservação integral e terras indígenas com as áreas destinadas à preservação pelo mundo rural, completando uma visão geral da repartição territorial das áreas de vegetação nativa no Brasil.

Reprodução: Embrapa

Para o analista Carlos Alberto de Carvalho, da Embrapa Territorial, os pôsteres proporcionam para autoridades e gestores do Governo Federal uma forma de divulgar as contribuições do País na proteção e preservação do meio ambiente. “São apresentadas as relações entre as vegetações nativas protegidas em áreas públicas e as preservadas pelo mundo rural em áreas privadas, além de uma visão de como elas se encaixam e interagem para formar a contribuição do Brasil para o meio ambiente frente ao mundo”, pontua.

Resultados

No primeiro pôster, considerando-se apenas as unidades de conservação integral (parques nacionais, estações ecológicas etc.) e terras indígenas, descontadas por geoprocessamento eventuais sobreposições geográficas, o Brasil tem 23,2% do seu território protegido. Esse percentual aumenta para 31,2% quando se utiliza o conceito mais abrangente de unidades de conservação, proposto pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas.

Reprodução: Embrapa

No segundo pôster, a preservação da vegetação nativa pelo mundo rural no Brasil representa 33,2% da área do país e em média ocupam 49,4% da área dos imóveis rurais. A maioria dessas áreas dedicadas à preservação no mundo rural está em terras privadas. Dos 282.858.849 hectares dedicados à preservação, 5.953.139 imóveis rurais registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) contribuíam com 227.415.630 hectares de vegetação nativa, mapeada em 2021. A área restante (55.443.219 hectares) foi estimada a partir de 1.809.626 estabelecimentos agropecuários, sem registro no CAR em 2021, situados fora de áreas protegidas, tendo como base os dados levantados pelo Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Reprodução: Embrapa

No terceiro pôster, as áreas protegidas, preservadas e destinadas à conservação da vegetação nativa, tanto em terras públicas quanto privadas, ocupam dois terços (66,3%) do território brasileiro. Nesse espaço geográfico estão incluídos os seis biomas brasileiros, onde são encontrados diversos tipos e formas de vegetação nativa e em variados processos ambientais. Estas vegetações nativas incluem diversificadas formações florestais e também não florestais (campos nativos, lavrados, cerrados, vegetações rupestres, lacustres, palustres e outras). Os biomas Pampa e Pantanal são constituídos, sobretudo, por vegetações não florestais. O mesmo ocorre majoritariamente no bioma Cerrado. E até no bioma Amazônia e Mata Atlântica existem áreas de vegetação não florestal (campos de altitude, lavrados, campo aberto de várzea, dunas e etc).

Os pôsteres foram enviados para várias instituições públicas e privadas. O primeiro pôster (Áreas Protegidas) foi entregue a diretoria da Embrapa, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), Ministério do Meio Ambiente e ao presidente do Grupo Bandeirantes, Johnny Saad. O segundo (Áreas Preservadas) para a senadora Kátia Abreu, além da diretoria da Embrapa e os ministérios citados anteriormente.

O trabalho de elaboração dos pôsteres foi coordenado pelo chefe-geral da Embrapa Territorial, Evaristo de Miranda, e teve participação de membros da equipe do Grupo de Inteligência Territorial Estratégica (Gite) e do Grupo de Gestão Territorial Estratégica (GGTE). Mais detalhes sobre a dimensão territorial das áreas de vegetação nativa no Brasil podem ser vistos na página com análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Os três pôsteres estão disponíveis para download e em formato para impressão. Clique em:

Áreas protegidas no Brasil e no Mundo

Áreas preservadas pelo mundo rural no Brasil

Áreas dedicadas a proteção, preservação e conservação da vegetação nativa no Brasil

Obtenha mais informações sobre dimensão territorial das áreas de vegetação nativa no Brasil na página Agricultura e Preservação da Vegetação Nativa com análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).


Fontes: Embrapa Territorial


Leia ainda

A furiosa e disfarçada guerra pela Água no Brasil

Brasil vive catástrofe climática em completo silêncio

Rios deveriam ter direitos semelhantes aos das pessoas?


O artigo não exprime, necessariamente, a opinião do InfoSãoFrancisco.