Postado emNotícias / Conflitos

Insurgências em tempos de destruição: Resistir à “boiada” e construir o futuro.

V Ciclo de debates do GESTA – Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, tratará de conflitos na bacia do Velho Chico.

Acompanhe a programação do evento:

Mesa 1 Dia 25/06 de 19:00 as 21:30 – Hidrelétricas, Usina Nuclear e Mineração no “Velho Chico”

Debatedores: –

Divulgação

Vânia Fialho (UPE/UFPE)
Sandriane Pankará(OJIPA/COJIPE)
Rômulo Barbosa (NIISA/Unimontes)
Alexandre Gonçalves “Alemão” (CPT Norte de Minas)
Deputada Estadual Leninha (Pres. da Comissão de Direitos Humanos da ALMG)
Mediação: Marcos Zucarelli (GESTA – UFMG)

O Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais – GESTA, vinculado ao Departamento de Antropologia e Arqueologia da FAFICH/UFMG (sala 2001) e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa da Plataforma Lattes/CNPq, desenvolve desde o ano 2001 pesquisa, ensino e extensão dedicados à compreensão dos conflitos inerentes às diferentes racionalidades, lógicas e processos de apropriação do território vigentes em nossa sociedade.

O Grupo, de caráter interdisciplinar, é composto por alunos e pesquisadores de graduação e pós-graduação das áreas de Antropologia, Sociologia, Geografia, Direito e Ciências Socioambientais.

A atuação do núcleo tem privilegiado a interface entre pesquisa e extensão buscando refletir sobre os processos hegemônicos de apropriação do território, ao mesmo tempo em que almeja uma ação transformadora no tocante à capacitação político-participativa de populações afetadas por lógicas excludentes de exploração da natureza.


Fontes

GESTA – Grupo de Estudos em Temáticas Ambientais


Imagem em destaque – Divulgação GESTA