Postado emNotícias / Eventos extremos

Chuvas alagam várzea da Boacica isolando comunidades

A várzea da Boacica inundada. Fotograma de vídeo - Leandro Ignácio Imagens

por InfoSãoFrancisco

Chuvas no Baixo São Francisco alaga a várzea do rio Boacica e deixa comunidades isoladas no município de Igreja Nova, Alagoas.


As fortes chuvas no final de maio e início de junho provocaram o alagamento da várzea do rio Boacica, afluente na margem alagoana do rio São Francisco em seu trecho baixo, mais próximo da foz.

A várzea, que incorpora território dos municípios de Igreja Nova e Penedo, não tem possibilidade de drenagem pois, com a construção da UHE Sobradinho, fez parte dos projetos da chamada mitigação dos impactos da regularização. Assim como as demais grandes várzeas no Baixo São Francisco, a planície da sub-bacia do Boacica foi emparedada por diques artificiais que bloqueiam por completo o escoamento de água.

Através de fontes que pediram sigilo, foi reportada a ocorrência de inúmeras comunidades isoladas na Igreja Nova, com problemas de suspensão de abastecimento de água, energia, acesso, atividades escolares, saúde pública. A prefeitura do município realizou distribuição de água potável e cestas básicas para populações em situação de isolamento.

Veja vídeo com imagens da várzea do Boacica na Igreja Nova, Alagoas

Fontes: Leandro Ignácio – Imagens


Leia ainda

Peixes morrendo no Baixo São Francisco

CHESF comunica novas vazões: redução em Sobradinho e elevação em Xingó

Acesso à água em risco: contrariando programação divulgada, vazão no Baixo São Francisco chega a 1.191 m³/s

Com fim do período chuvoso, vazões serão reduzidas no Baixo São Francisco


Como publicar as matérias do InfoSãoFrancisco

1- As matérias do InfoSãoFrancisco podem ter os títulos e intertítulos alterados, se necessário, para adequar o conteúdo ao formato do veículo. Atenção: não são permitidos cortes, reduções, edições ou ainda situações de alijamento do contexto com relação aos conteúdos.

2- Todas as republicações devem trazer o nome do InfoSãoFrancisco e do autor com destaque, na parte superior do textos – mesmo os editados com parceiros internacionais. Neste caso, também deve constar o nome do autor e do parceiro internacional.

3- Todas as republicações devem trazer o link ht.tps://infosaofrancisco.canoadetolda.org.br. Tweets sobre as reportagens republicadas devem conter a menção: @InfoSFrancisco. No Facebook deverá ser inserido o link de nossa página: https://facebook.com/canoa.detolda.

4- As fotos só podem ser republicadas junto com as reportagens, trazendo os devidos créditos e legendas.

5- Vídeos podem ser reutilizados, desde que na íntegra, com os devidos créditos e links para nosso site e canais no Youtube ou Vimeo.

6- Reportagens publicadas no InfoSãoFrancisco não podem, em qualquer hipótese, ser comercializadas.